Construtora de Indaiatuba dribla crise com diversificação de produtos
A Jacitara, construtora de Indaiatuba, promoveu uma entrevista coletiva na manhã de quarta-feira, dia 11, para comentar números referentes ao mercado imobiliário nacional e o crescimento da empresa no cenário adverso da economia em 2015.
O diretor comercial da construtora, Marcelo Fogaça, lembrou que o mercado imobiliário atravessa um momento difícil, em que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2014 teve retração de 5%, o pior desempenho desde 1992, quando a queda foi de 5,8%. “O crédito imobiliário também é o menor em dez anos”, lembrou.
Os números acabaram refletindo na venda de imóveis no ano passado em todo o Brasil, com queda de 28% e previsão de piora em 2015. Mas, na contramão deste cenário, a projeção é de que a Jacitara mantenha o crescimento este ano. “Reposicionamos nossa estratégia em alguns casos, mas continuamos crescendo mesmo num cenário adverso”, declarou.
Em 2014, a empresa teve quatro lançamentos imobiliários, um aumento de 170% em valor de vendas com relação a 2013. Também no ano passado, a construtora vendeu 30% mais unidades do que no ano anterior.
Para 2015, serão nove lançamentos, sendo cinco em Indaiatuba e o restante distribuído entre Itatiba, Amparo, Campinas e Vinhedo. Em Indaiatuba, serão lançados dois empreendimentos populares, o Tucanos e o Andorinhas; um condomínio que se chamará Village Vida; o Milano, um loteamento com terrenos de 300 metros quadrados; e um grande empreendimento na área da antiga Tejusa. “O empreendimento da Tejusa quebrará todos os paradigmas de empreendimentos em Indaiatuba. Ele terá residências, flats, hotel e salas comerciais”, revelou Marcelo Fogaça. Ao todo serão 50 mil metros quadrados de construção.
O presidente da Jacitara, Josué Eraldo da Silva, avaliou que a estratégia adotada pela construtora de Indaiatuba, de buscar tecnologias para diminuir o custo das obras sem perda de qualidade e a diversificação dos produtos oferecidos pela empresa, é o segredo para o crescimento. “Nossa estratégia é fruto do conhecimento do mercado regional e experiência acumulado ao longo de 25 anos”, declarou. “Nosso objetivo é fazer um serviço bem feito dentro do preço que as pessoas podem pagar.”
Prêmio
Uma prova do crescimento da Jacitara é o prêmio recebido no dia 4 de março como a 40a maior construtora do Brasil. O prêmio, concedido pela 11a edição do Ranking ITC – 100 Maiores Construtoras, é comemorado pela direção da empresa, que subiu 19 posições no ranking entre 2013 e 2014.