Sair do aluguel é uma solução que pode mudar — para muito melhor — o seu padrão de vida, sabia?
Afinal de contas, o dinheiro gasto todo mês em aluguel poderia ser utilizado para arcar com prestações acessíveis para a sua casa própria, não acha?
Sem falar na possibilidade de deixar sua casa da maneira mais atrativa e personalizada com o seu bom gosto.
Essas, no entanto, são apenas algumas das razões que você deve considerar para sair do aluguel e pensar em investir na casa própria.
Veja outras boas razões para sair do aluguel.
1. O aluguel encarece ano após ano
É importante fazer um planejamento financeiro para que nenhuma despesa pegue você desprevenido ao longo do ano.
E, quando falamos em aluguel de imóveis, estamos lidando com um ajuste anual, normalmente baseado no IGP-M. Um reajuste que varia conforme outros índices econômicos e pode encarecer o valor mensal do seu aluguel.
Assim, todo um planejamento pode ruir porque você gasta mais com aluguel, ano após ano. E esse dinheiro investido não se converte em benefícios.
Justamente por isso, sair do aluguel pode ser uma questão a se considerar para que você invista gradativamente no imóvel dos seus sonhos!
2. Existem condições facilitadas para adquirir o imóvel próprio
Para estimular o consumidor e aumentar a velocidade das vendas, que andou baixa nos últimos tempos, muitas incorporadoras têm oferecido condições diferenciadas e vantajosas para quem acha que é hora de sair do aluguel e investir no imóvel próprio.
Além disso, o FGTS acumulado de um casal iniciando a vida a dois, por exemplo, pode ser um diferencial e tanto para obter condições ainda mais vantajosas de compra e, assim, substituir o aluguel mensal pelas prestações da casa própria.
Dependendo do valor do imóvel, existem subsídios oferecidos pelo Governo Federal para a aquisição do 1.º imóvel. Isso incluindo taxas de juros menores.
3. Imóvel é um investimento seguro e tende a valorizar
Vamos considerar que você optou por sair do aluguel e tem quitado, mensalmente, as prestações do seu apartamento dos sonhos. Pense que o seu imóvel não é um custo e sim um investimento.
O seu imóvel é só seu, ninguém te tira, o governo não pode congelá-lo como já fez com a poupança. É um patrimônio que vai valorizar com o tempo — e pelas mais diversas razões, como:
- Você pode reformá-lo, aumentando o valor agregado do imóvel
- Com os anos a região pode melhorar a infraestrutura, a variedade de comércio e novos empreendimentos podem surgir, valorizando, assim, o preço do m² do seu imóvel
- A procura por imóveis no bairro pode aumentar.
E sabe a melhor parte em sair do aluguel? Assim que você quitar a última prestação, você não terá mais despesas além dos custos mensais de manutenção do condomínio, por exemplo.
Dessa maneira, todos os meses você terá um dinheiro extra em caixa.
O que ajuda a planejar com muito mais qualidade os próximos passos da sua vida. Quem sabe a chegada de filhos ou a troca por um imóvel maior, não é?
4. O valor do aluguel pode ser superior ao de uma prestação
Você sabia que o aluguel gasto mensalmente pode ser equivalente ou até mesmo superior ao valor de uma prestação?
Com isso, você não apenas está investindo em um imóvel sem possibilidades de retorno, a médio e longo prazo, está desperdiçando a oportunidade de sair do aluguel e bancar as prestações do próprio imóvel.
Além disso, futuramente, você pode vender o apartamento e lucrar com isso. Ou mesmo usá-lo como entrada para um apartamento maior.
Pense no seu imóvel como um investimento para toda a vida, uma garantia de estabilidade financeira ao longo do tempo.
Um dia ele pode ser a herança para os seus filhos ou mesmo transformá-lo em fonte de renda ao alugá-lo!
Agora que já te demos vários argumentos para você sair do aluguel, que tal dar uma conferida no simulador de financiamento de imóvel da Caixa Econômica Federal e ver se cabe no seu orçamento comprar um imóvel?
Lá, você projeta algumas condições para investir em sua casa própria e pode comparar com o valor que você paga de aluguel atualmente.
Quando dizemos que é hora de sair do aluguel, estamos falando da oportunidade de iniciar uma nova etapa que tem tudo para aumentar a sua qualidade e padrão de vida. Além de trazer estabilidade financeira e validar um patrimônio em seu nome.