Realizar o sonho da casa própria pode ficar muito mais fácil com uma das opções de financiamento imobiliário da Caixa.
Sem dúvida morar no que é seu tem um gostinho de vitória, mas assim como toda meta, essa conquista exige empenho, muita pesquisa e análise.
Comprar um imóvel é uma decisão complexa, que envolve aspectos financeiros, burocráticos e emocionais, principalmente se for via crédito imobiliário.
Para ajudar você nessa conquista separamos dicas para você escolher o melhor imóvel e agilizar todo o processo de financiamento. Vamos lá?
Evite surpresas no caminho durante o financiamento imobiliário da Caixa
Para você realizar um financiamento imobiliário da Caixa é necessário a apresentação de documentos do comprador e vendedor.
Esse processo envolve a avaliação de crédito e análise de documentação, incluindo comprovação de renda do comprador, entre outros.
No entanto, o objeto do contrato (imóvel) é fator determinante no processo.
Mesmo depois da avaliação de crédito e da documentação do comprador e do vendedor aprovadas, se o imóvel envolvido apresentar alguma restrição, o processo pode parar ou tornar-se lento demais.
Como fazer o seu financiamento imobiliário da Caixa sair mais rápido e sem dificuldades?
Escolha um imóvel financiável
Há várias modalidades de financiamento imobiliário na Caixa, dentre elas: aquisição de Imóvel novo e aquisição de Imóvel usado. Para liberação do crédito imobiliário é fundamental que a documentação do imóvel seja aprovada.
Saiba quais são os documentos que podem impedir a aprovação do seu financiamento e verifique se o imóvel que você quer comprar é financiável.
Financiamento do imóvel usado
Para financiar um imóvel usado, o documento mais importante é a Matrícula Individualizada (livre de ônus e ações). Ela prova se o imóvel está livre para ser dado como garantia no financiamento.
Neste documento constam todas as informações e o histórico do imóvel: localização, lote e quadra, nome do proprietário atual, datas dos registros e averbações e referência aos documentos utilizados para essas anotações.
Financiamento do imóvel novo
Se você pretende financiar um imóvel novo, o documento mais importante é o Habite-se ou Carta de Habitação. Ele prova se o imóvel foi construído conforme o projeto aprovado na prefeitura e se já pode ser ocupado.
Para obter este documento a construtora deve comprovar que as instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas e de combate a incêndios estão funcionando perfeitamente.
Isso feito por meio de uma vistoria e atestados das concessionárias de água e energia elétrica e também do Corpo de Bombeiros.
Financiamento de terrenos
Atualmente, também existem categorias de financiamento de imóvel, como a Aquisição de Terreno + Construção e Construção em Terreno Próprio.
Essa é uma boa opção para quem quer usar o FGTS para construir a casa do jeitinho que sonhou.
Para essas modalidades de financiamento, o documento mais importante é a Escritura do terreno.
Apure a condição técnica do imóvel
Um dos pontos cruciais da aprovação de um imóvel no financiamento imobiliário da Caixa é a vistoria. Todo imóvel a ser financiado passa uma avaliação técnica de um engenheiro credenciado pela Caixa.
O objetivo dessa vistoria, além de confirmar o valor da transação, é avaliar se o imóvel apresenta problemas que impeçam ou diminuam seu valor de revenda, em caso de necessidade de garantia da dívida.
Conheça os fatores que podem prejudicar a aprovação do imóvel em um financiamento imobiliário da Caixa:
- irregularidades na construção;
- deterioração grave;
- danos estruturais.
Quando estiver negociando a compra analise se seu imóvel tem condição técnica de aprovação no financiamento da Caixa.
No caso de compra de um terreno, o processo de aprovação na vistoria costuma ser mais simples, pois não há tantos aspectos a serem avaliados.
Os principais pontos são: saneamento, água, pavimentação e energia elétrica, ou seja, o terreno deve estar pronto para construir, como é o caso do Jardim dos Sabiás, loteamento aberto em Indaiatuba.
Verifique se o financiamento cabe mesmo na sua vida
O melhor imóvel para o seu financiamento imobiliário da Caixa é aquele que não vai transformar o sonho da casa própria no pesadelo.
É importante analisar criteriosamente o impacto, não só das parcelas do financiamento sobre o orçamento da família, mas todos os custos envolvidos na hora de comprar um imóvel.
Planeje a compra ou construção do seu imóvel com inteligência emocional e financeira, para que esta decisão seja motivo de comemoração e prazer por bastante tempo.