O sonho da casa própria é compartilhado entre milhares de brasileiros, porém, a maioria não tem condição de pagar o valor do imóvel à vista. E, por esse motivo, essas pessoas, que almejam fugir do aluguel, optam por um financiamento.
Isso mesmo, o financiamento da casa própria é a melhor opção para comprar um imóvel. Entretanto, é preciso ficar atento ao seu orçamento familiar.
Se tudo estiver controlado e organizado, você conseguirá quitar as parcelas e alcançar o seu sonho sem problemas.
Afinal, como isso é possível? Acompanhe nosso conteúdo até o fim e conheça algumas dicas que podem ajudar você a se organizar financeiramente, controlar seu orçamento e fugir de uma fria!
Controle do Orçamento, como fazer.
Seu orçamento é o combustível para alcançar o sonho do imóvel próprio! Por isso, você deve controlá-lo. Se as suas contas estiverem organizadas, você pode ficar tranquilo e não haverá nenhum pesadelo pela frente.
Conheça algumas dicas que para você controlar melhor seu dinheiro durante o financiamento da casa própria:
1. Coloque tudo no papel
Quando você assume um financiamento, é preciso saber de todas as fontes de renda e de gastos que você tem. Monte uma planilha no Excel com tudo o que você recebe todos os meses e quais são suas dívidas. Isso ajuda a controlar melhor o seu dinheiro e a controlar o orçamento para o financiamento da casa própria.
Esse planejamento permite que você saiba para onde está indo o seu dinheiro. Dessa forma, você vai perceber onde há gastos demais e de que forma as finanças podem ser equilibradas.
2. Deixe uma reserva
Durante um financiamento, muita coisa pode acontecer, como uma doença, perda do emprego, entre outros imprevistos. O importante nessas situações é que você esteja preparado para continuar com o pagamento da sua casa.
A dica de ouro é guardar uma reserva para esses casos que você não tem como prever. Sobrou um dinheiro no final do mês? Que tal depositar uma reserva para imprevistos? Pense nisso!
3. Corte gastos desnecessários
Assumir um financiamento é um compromisso sério e gastar dinheiro com bobagens pode sair caro no final das contas. Controle o desejo de comprar, sempre analise se você realmente precisa ou se é apenas um impulso.
4. Evite novas dívidas grandes
Sabe os gastos desnecessários que mencionamos no item anterior? Muito bem! Isso também se aplica às novas dívidas tentadoras. Um exemplo clássico disso é a compra de um imóvel e o financiamento de um automóvel na sequência.
Ter duas dívidas grandes pode comprometer grande parte do seu dinheiro todos os meses. Com tantos compromissos, se torna muito mais fácil você se enrolar e tudo virar uma bola de neve.
5. Cuidado com o cartão de crédito
Comprar com cartão é uma facilidade do mundo moderno. É só passar e pronto! Porém, é aí que mora o perigo.
Use essa forma de pagamento com muito cuidado e evite pagar altos juros!
O cartão de crédito deve ser usado apenas em casos de emergência, pois, possui as maiores taxas de juros do mercado, cerca de 500% ao ano. Isso pode complicar a sua vida financeira e gerar uma dívida gigantesca. Assim, comprometendo drasticamente as suas finanças.
6. Economize
O financiamento da casa própria exige alguns pequenos sacrifícios. Planeje bem suas finanças e sempre que possível poupe dinheiro. Não quer dizer que você ser tornará uma pessoa pão-dura! Mas é importante ser cuidadoso e ciente do compromisso que você assumiu.
Acredite! Você sabia que pequenos gastos do dia a dia fazem a diferença no final de todo o mês?
Por exemplo: sabe aquele lanche com cafezinho que você compra na padaria diariamente perto do seu trabalho? Esse hábito gera um gasto desnecessário que pode ajudar a comprometer o pagamento do seu financiamento.
Faça o seguinte cálculo: imagine que você gasta R$ 7,00 por dia na padaria. Se você vai à padaria cinco vezes por semana, você terá gasto médio de R$ 140,00 por mês!
7. Use a tecnologia a seu favor
Controlar seus gastos pode ser muito difícil no começo, mas a tecnologia ajuda você nessa tarefa.
Existem aplicativos, como o Guia Bolso, Jimbo Mobile ou Minhas Economias, que podem facilitar o controle dos seus gastos.
O Guia Bolso, por exemplo, tem a função de agrupar o saldo de todas as suas contas em um só lugar. Dessa forma, você terá maior controle das suas finanças com detalhes, gráficos e o acompanhamento de tudo, sem complicação.
Descomplique o financiamento da casa própria
Comprar um imóvel é um sonho de muitos brasileiros, controlar as contas é o meio para pagar tudo sem complicação. Apesar disso, o financiamento da casa própria não é um bicho de sete cabeças.
Controle bem o seu dinheiro e pense sempre em pagar o financiamento, isso evita muitas dores de cabeça e garante que você consiga quitar suas dívidas sem problemas. No final, tudo irá valer a pena!