Escolher o local do seu imóvel é um passo fundamental para definir se você está fazendo um bom negócio. Isso irá determinar o seu bem-estar futuro e se a sua propriedade tem potencial de valorização. Portanto, escolher o local do seu imóvel é uma decisão crucial que vai afetar a sua vida por muitos anos.
Para muitas pessoas, a compra de um imóvel é o primeiro grande investimento de suas vidas. Ele exige uma análise detalhada de vários fatores, como valor do imóvel, condições de pagamento, valorização, segurança entre outros. E todos estes fatores são determinados principalmente pela localização.
Como escolher o local do seu imóvel?
Primeiro você deve pensar quais os planos futuros em relação ao seu imóvel, se é para morar, tem pretensão de formar uma família, se vai revender para adquirir um imóvel maior entre outros. São as metas que devem orientar a escolha do imóvel.
Se você está pensando em adquirir um imóvel para morar, a localização deve oferecer os seguintes recursos:
a) conforto;
b) conveniência;
c) segurança;
d) potencial de valorização.
Como definir um local como confortável?
Um lugar confortável irá depender muito do seu estilo de vida. Pessoas que gostam de um maior contato com a natureza ou de praticar esportes, por exemplo, podem preferir morar próximo a parques.
Para outros, conforto pode ser a possibilidade de fazer tudo a pé sem precisar pegar o carro. Para outros, é morar numa região mais silenciosa.
Por isso, a dica é pensar qual é o seu ideal de conforto. Listar tudo o que você acha conveniente e, principalmente, o que você acha inconveniente (trânsito intenso, vizinhos barulhentos, acesso difícil etc.).
Como definir um local como conveniente?
A definição de conveniente irá depender dos seus hábitos e personalidade, mas em geral o que torna um local “conveniente” é o fácil acesso às principais avenidas e regiões da cidade e a infraestrutura de comércio da região. Portanto, ao escolher o local do seu imóvel, considere:
- Qual a distância entre a residência e o trabalho, quanto tempo demorará para chegar e quais os meios de transporte a serem usados/ disponíveis (transporte público, carro, bicicleta etc.)?
- Há trânsito intenso nos horários de pico e há atalhos em que o trânsito flui melhor?
- Há boas escolas e faculdades próximas para os seus filhos?
- É de fácil acesso?
- Quais amenidades e facilidades estão nas proximidades (supermercados, parques, academias, restaurantes, hospitais, postos de gasolina etc.)?
Uma maneira rápida de avaliar a “conveniência” de um local é determinar quantas coisas são facilmente acessíveis a pé nessa área. O Google Maps é um ótimo recurso para ajudá-lo a determinar quais amenidades estão a uma curta distância de um determinado endereço. E isso facilitará você a escolher o local do seu imóvel.
Como definir um local como seguro?
Há algumas maneiras de mensurar se o local oferece uma segurança maior que outros. Em primeiro lugar, consulte as estatísticas de ocorrências de crimes e delitos na região. Pesquise na internet notícias de jornais sobre os bairros e locais mais perigosos da região.
É interessante buscar informações com pessoas que já residem na região. Além disso, se a segurança é prioridade para você e para a sua família, considere investir em prédios e condomínios.
Além disso, crimes não são os únicos problemas de segurança, apesar de ser a maior preocupação dos potenciais novos proprietários. Você deve levar em consideração, no momento de escolher o local do seu imóvel, as seguintes possibilidades:
- Fatores que levam a ocorrer incêndios;
- Inundações e enchentes;
- Ventos fortes;
- Movimento do solo, erosão e risco de desabamento;
- Poluição, se há fábricas altamente poluentes que oferecem risco;
- Terrenos baldios e falta de saneamento básico que podem ser vetores de doenças;
É quase impossível encontrar um local 100% livre de ameaças. O importante é que você conheça todos os riscos e se eles podem ser gerenciados.
Como definir um local com potencial de valorização?
Os valores dos imóveis variam de acordo com cada região. Regiões próximas a parques, por exemplo, costumam ser áreas mais valorizadas. Porém, é interessante perceber também quais as chances da região que você vai escolher, se valorizar ou se desvalorizar com o tempo.
Obras de melhorias urbanísticas são uma das principais razões de um bairro se valorizar. Novas construções de padrão superior e a chegada de novos estabelecimentos comerciais também podem ajudar.
Existe também a possibilidade de uma região cair em decadência por fatores imprevistos, como uma favela começar a se instalar por ali ou o índice de criminalidade aumentar.
Como existem muitos fatores que podem influenciar na valorização de um bairro, nosso conselho é que você entre em contato com empresas de confiança para escolher o local do seu imóvel. Elas sempre irão buscar entender suas metas e apresentar as melhores ofertas de acordo com seus objetivos de vida.