Construtora detectou necessidade de alfabetização no canteiro de obras
A preocupação com o desenvolvimento dos colaboradores sempre foi uma constante na Jacitara. Com os funcionários dos canteiros de obras nunca foi diferente. Por isso, desde setembro do ano passado a construtora e incorporadora de Indaiatuba promove um curso de alfabetização voltado para os trabalhadores que ainda não haviam sido alfabetizados.
O programa de educação para os colaboradores da Jacitara foi implantado no dia 5 de setembro, no canteiro de obras do Premium Residence, em Indaiatuba, com a participação de 14 funcionários. O curso é desenvolvido aos sábados, no próprio local de trabalho, em salas próprias para treinamento, em parceira com o curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck.
A diretora de Recursos Humanos da Jacitara, Maria Tereza Scachetti, explica que, após um levantamento de escolaridade feito nas obras, foram detectados funcionários sem alfabetização. “Em um contato pessoal com estes colaboradores, percebemos o interesse de cada um em ser alfabetizado”, revela.
O projeto desenvolvido em parceria com a faculdade consiste em um contato inicial do trabalhador com a alfabetização, podendo durar de 12 a 18 meses.
Aprender sempre
A política de incentivar a educação não se restringe ao programa voltado para os funcionários que não estavam alfabetizados. A diretora de RH comenta que o lema “aprender sempre” faz parte do planejamento estratégico da empresa, que tem política de treinamento com cursos internos e externos, programa de concessão de bolsas de estudos, entre outros.
Sobre a Jacitara
Fundada em 2003 em Indaiatuba, interior de São Paulo, a Jacitara tem projetos diversificados para vários segmentos de mercado. Atua em loteamentos, condomínios residenciais verticais e horizontais, empreendimentos industriais e comerciais, shoppings e complexos multiuso.
A empresa também desenvolve projetos habitacionais específicos para os programas do governo federal e estadual, como Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.