CONHEÇA AS MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA ANTES DE FAZER A SUA DECLARAÇÃO

By abril 1, 2022 Blog, Uncategorized

Em 2022 há importantes novidades na declaração anual do Imposto de Renda, em especial para quem comprou ou vendeu um imóvel no ano anterior.

Quando o mês de março vai se aproximando, o brasileiro já sabe que está na hora de começar a juntar os documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda. Além disso, é uma tarefa que deve ser feita com bastante atenção para evitar problemas com a Receita Federal e não cair na malha fina.

Outro ponto importante é ficar atento ao prazo, que vai até o dia 29 de abril para os contribuintes que tiveram um rendimento superior a 29.569,60, ou que ganharam rendimentos isentos, tributos na fonte ou não tributáveis.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA

O governo disponibiliza um programa da Receita Federal que deve ser baixado no computador do contribuinte (saiba mais) e cabe a ele escolher entre as opções: a versão completa ou simplificada para poder começar a fazer a declaração.

A VERSÃO SIMPLIFICADA DO IMPOSTO DE RENDA

A versão simplificada é ideal para pessoas que possuem apenas uma fonte de renda e não têm muitas despesas para deduzir, assim como, gastos médicos ou com educação. Essa opção permite que todos os rendimentos e sobre eles, você terá um desconto de 20% sobre a base de cálculo do imposto, porém está limitado a R$16.754,34.

A VERSÃO COMPLETA DO IMPOSTO DE RENDA

O modelo de declaração completa é indicado para pessoas que possuem muitas despesas, essa é a versão mais detalhada do imposto, por isso você deverá guardar todos os comprovantes por pelo menos 5 anos. Caso você seja uma Pessoa Jurídica, você precisará ter todas as notas fiscais guardadas.

COMO DECLARAR IMÓVEIS NO IMPOSTO DE RENDA

Nos anos anteriores, a versão do aplicativo usada para fazer a declaração era muito confusa, por isso, este ano o aplicativo da Receita Federal passou por uma atualização para tornar esse processo mais simples e exato, evitando erros no envio das informações.

Nesta versão 2022, o contribuinte encontrará duas divisões:  bens e direitos. Dentro delas, ele poderá declarar bens imóveis, bens móveis, participações em sociedade, aplicações e investimentos entre outros.

Com essa mudança, tornou-se obrigatório o lançamento de informações complementares, como IPTU, registro de imóvel, metragem e endereço.

COMO DECLARAR UM IMÓVEL QUE VOCÊ COMPROU EM 2021

Para declarar um imóvel que você tenha comprado em 2021, é preciso abrir o item “Bens e direito” e informar o código do imóvel, ou seja, se ele é uma casa ou um apartamento, por exemplo.

Em seguida deverá informar no campo “situação” o valor inicial do imóvel e o valor que você  pagou por ele no ano passado. Por útlimo, no campo de “discriminação”, será necessário detalhar os dados do vendedor do imóvel, como nome completo, CPF ou CNPJ e informar se a compra foi à vista ou financiada.

Para quem não comprou nem vendeu nenhum imóvel, mas que é proprietário de um, também deve informar esse dado na hora de declarar o Imposto de Renda.

QUEM ESTÁ LIVRE DO IMPOSTO DE RENDA

O governo oferece isenção sobre o lucro na venda de um imóvel no valor de até 35 mil reais ou 440 mil reais se você não vendeu nenhum outro imóvel nos últimos cinco anos. Além disso, se você usou o dinheiro para investir em outro imóvel e até 180 dias após a venda você está isento de declarar este bem.

Se você ainda não adquiriu o seu imóvel próprio, o que você acha de aproveitar o começo do ano para tirar essa meta do papel?

A Jacitara apresenta opções de empreendimentos que cabem no seu bolso! Conheça o nosso portfólio completo e tenha acesso a uma equipe especializada que te ajudará em todos os processos envolvidos nesse momento!

Preencha o formulário abaixo e dê o primeiro passo!